2020 DC – Novas oportunidades, novos desafios? Novo normal, nova economia? Novo comportamento do consumidor, novo marketing? Sim para tudo. Para entender e se preparar melhor na e para a era atual, tudo deve ser reconsiderado sob uma nova perspectiva: negócios orientados por eventos ao invés dos tradicionais negócios orientados por processos.

A revolução digital é obrigatória para a empresa operar, se transformar, crescer, se destacar, em meio a diversos desafios que estão propiciando as melhores oportunidades de todos os tempos. Pelo lado pessoal, o processo de distanciamento acelerado pela pandemia COVID-19 endossou novas formas de se relacionar e de trabalhar, exigindo novas atitudes,
não apenas como uma solução alternativa, mas para prosperar e para viver com satisfação.

Pelo lado dos negócios, a luta é para transformar o organismo corporativo em um organismo dinâmico, uma Empresa Orientada a Eventos. O que a maioria das empresas existentes está fazendo é ativar um conjunto de ferramentas de tecnologia como sendo a transformação digital, mas em vários casos elas estão apenas digitalizando os silos e as ineficiências de sua estrutura existente.

A Economia Digital é alimentada por eventos e com resposta imediata ao cliente. A gratificação imediata é fundamental, pois gera dopamina que nos deixa felizes, portanto, um forte impulsionador de uma grande satisfação do cliente. E a falta de resposta imediata colocará qualquer empresa para trás da concorrência.

Um caso interessante aconteceu em 2015: um banco na Holanda enviou uma mensagem a todos os funcionários informando que:

  • o negócio fecharia e seus contratos profissionais seriam rescindidos;
  • um novo banco digital seria criado;
  • todos foram convidados a se candidatar já com aprovação, mas com um alerta: ninguém encontraria uma descrição de cargo semelhante ao seu atual, nem departamentos/estrutura padrão, e a nova empresa apoiaria o redirecionamento de sua carreira.

Forma muito inteligente e ousada de decidir e agir!
É hora de mudar o foco da transformação digital para a Revolução Digital. Este momento não é de evolução, e logo será tarde demais para mudar para o caminho certo.

Fale com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.