Houve uma mudança no escopo do projeto! E agora?

A palavra projeto significa: desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano. Com essa definição em mãos, podemos ver que um projeto é composto de desejos e planos a serem realizados. Todos nós temos planos em nossas vidas, que podem sim ser chamados de projeto de vida. O que quero dizer com isso? Simples: se nossa vida é composta de desejos e planos, nossos projetos de tecnologia também são. A similaridade entre os projetos de tecnologia e nossa vida é muito grande. Alguém já realizou um projeto de vida sem ter que mudar algo durante o trajeto ou ter encontrado algum obstáculo maior do que esperava? Muito difícil, não é? Assim são os projetos relacionados à tecnologia. Sempre haverá mudanças e desafios inesperados, mas isso não pode mudar o objetivo de realizar o desejo existente, que é o motivo do projeto existir.

Como na vida, temos que encarar as mudanças de frente e superá-las para conseguir alcançar nossos objetivos. Em projetos de tecnologia, mudanças no escopo devem ser bem vindas sempre! Mas como assim? E o cronograma? A entrega será afetada, não receberemos nossa premiação? Esses são pensamentos comuns que aparecem quando há mudança de escopo em um projeto de tecnologia. Mas o que devemos sempre olhar é o resultado final. Não adianta nada seguir um plano inicial e entregar algo ao cliente que passará a ser seu pesadelo e não sua alegria.

Voltando a nossa analogia entre vida e projetos de tecnologia, o que você faria na seguinte situação: você planeja a viagem de férias com sua família, esta tudo pronto, malas carregadas e roteiro feito, quando você recebe uma ligação de um familiar pedindo sua ajuda devido a um problema de saúde. O que você faz? Segue seu cronograma e vai viajar ou dá apoio ao familiar doente? Creio firmemente que sua resposta seja a de ajudar a quem precisa no momento, e quando for possível, reprogramar a viagem. Veja, você não perdeu sua viagem, apenas a adiou (talvez nesse tempo você escolha outro lugar mais legal para visitar) e ainda apoiou seu familiar que precisava de você naquele momento. Em projetos de tecnologia também é assim. Existem mudanças que podem interferir no resultado e que precisam ser feitas, mas, mesmo que essas mudanças possam “atrasar” a entrega final, a satisfação será sempre garantida.

Você pode me perguntar: Genilson, então o escopo não é importante? Claro que é! O escopo nos mostra para onde seguir, demonstra os custos e nos guia durante o projeto, mas o que quero te passar é: se for necessário uma mudança no escopo, negocie esta mudança com sua equipe e partes interessadas no projeto e busque realizar esta mudança, mesmo que isso possa, por algum motivo, atrasar o fim do projeto ou aumentar o custo pontualmente. Lembre-se: esta mudança custará muito menos durante o projeto do que depois da entrega!

Pense nisso! Não se prenda tanto ao escopo e sim em satisfazer seu cliente!  Escopo é importante sim, mas você deve saber que ele pode sofrer mudanças e que ele deve ser sempre renegociado quando houver necessidade. A satisfação do cliente e a qualidade do produto entregue vale muito mais que um cronograma seguido à risca.

Fale com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.

Genilson Garnica

Genilson Garnica é Labs Director Ciatécnica e CEO Ghubee