Estamos em um mundo em constante evolução. Quando comecei a trabalhar em bancos em meados dos anos 2000, os projetos duravam 2 ou 3 anos para serem concluídos, atualmente as “sprints” duram 2 ou 3 semanas para entregar valor para os clientes. Mas como isso é possível? O que mudou de lá para cá?

Em um projeto tradicional, tudo começava com um plano de negócio bem elaborado, com uma centena de páginas descrevendo em detalhes toda a estratégia de marketing, vendas , custos, infraestrutura, tecnologia, projeções financeiras, cronogramas, milestones etc. Só isso demorava alguns meses para ser elaborado e normalmente envolvia dezenas de pessoas com custo e tempo extremamente elevados. De lá para cá o mundo mudou bastante, as “Big Techs” como são conhecidas as grandes empresas de tecnologia como Google, Amazon, Facebook, Apple, trouxeram maior um dinamismo para o mercado fazendo com que as empresas tradicionais revissem os conceitos de projetos e se tornassem mais “digitais”.

O exército americano utiliza um termo conhecido como VUCA para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) do mundo que estamos vivendo atualmente. Com isso um projeto tecnológico que antigamente demorava 3 anos para ser concluído não faz mais sentido, pois nesse período teremos uma atualização exponencial da tecnologia e modelos novos de negócios.

Mas e ai? Como reduzir um projeto de 3 anos para 3 semanas? A resposta é simples! Seguir a metodologia utilizada pelas Big Techs e Startups, onde o cliente é colocado no centro no negócio (Customer Centric) e a gestão é feita por produtos que mais se adequam as necessidades dos clientes, não mais por longos projetos. A figura abaixo ilustra bem como uma metodologia de MVP (Minimum Viable Product) pode trazer benefícios em curto prazo em comparação com metologia tradicional de gestão de projetos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nessa nova realidade, o tradicional modelo de plano de negócios foi substituído por um processo muito mais simples e bastante eficiente que dá aos gestores uma visão geral do negócio que é o “Lean Canvas”, bastante explorado no livro Business Model Generation: Inovação Em Modelos De Negócios de  Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. Particularmente eu recomendo a utilização da versão digital , o Miro.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com isso, novas posições e especialidades foram criadas nas empresas que já nasceram digitais ou passaram pelo processo de digitalização. Atualmente quem faz a gestão dos produtos são os PO (Product Owners) e PM(Product Managers). Mas quais as responsabilidades de um PO e de um PM? Segue abaixo uma ilustração:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Segundo o artigo de John Elman, o principal objetivo de um PM é “Ajudar seu time(e sua empresa) a entregar o produto certo para seus usuários”, garantindo que todos estejam planejados adequadamente as entregas, com clareza do objetivo e foco. E que todos estejam sempre alinhados quanto às decisões do produto, como elas conversam com os objetivos de negócio e por quais razões as coisas mudaram.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Legal, até agora entendi que os processos mudaram, a visão mudou, mas minha empresa é grande, como fazer as gestão de um time maior? Com vários produtos e diferentes serviços?

Calma, existem vária formas de controlar isso, porém o mercado está utilizando como padrão o conceito de Squads e Tribos idealizado pelo Spotify onde a organização básica é a matriz com times orientados vertical e horizontalmente. Os grupos orientados verticalmente são agrupados por produto, ou seja, por features ou grupos de features correlacionados. Os grupos orientados horizontalmente (chapters e guilds) são agrupados por skill ou interesse, e têm como objetivo a troca de melhores práticas, experiências, e desafios, onde a empresa tenta obter sinergias internas de conhecimento e produtividade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O objetivo final é otimizar os recursos para que os produtos tenham uma aderência maior às expectativas dos clientes, resolvendo problemas que muitas vezes eles nem sabiam que tinham como é o caso do próprio Spotify, Uber, Airbnb que se utilizam dessas técnicas para ver a aderência do seu produto ao mercado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim, fica claro que essas técnicas de gestão por produto são muito mais eficientes e produtivas e um novo mundo exponencial do que as técnicas de gestão de projetos utilizadas em décadas passadas onde as mudanças eram muito menos constantes.

Fale com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.