Plataforma Omnichannel unifica informações e preferências do consumidor, estabelecendo canais de contato e oferta de produtos e serviços que geram melhor aproveitamento das oportunidades geradas pela data

Já foi dada a largada para a 9ª edição da Black Friday e, com isso, no próximo dia 23 de novembro, consumidores de todo o País vão às compras para garantir aquele tão sonhado produto e por um preço mais em conta. Já do outro lado do balcão – ou da tela – levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que 11% das empresas pretende aderir essa ação estratégica de vendas em 2018.

De olho neste cenário, e para que a corrida por melhores preços seja vantajosa para o cliente, já que a margem de desconto pode girar em torno de 29% neste ano segundo as duas instituições, e rentável para as empresas, é necessário se antecipar, investir em um estoque capaz de atender à demanda, além de identificar as melhores estratégias, estrutura, canais de vendas online e off-line, traçar o perfil e possuir um bom relacionamento com o consumidor multiplataforma, ou 4.0, – consumidor esse que tem mudado a forma de como o varejo deve se comportar e se posicionar.

No entanto, enumerar esses indicativos é muito fácil do que colocá-los em prática efetivamente. Uma boa parcela das empresas que estão em transição/ampliação – do físico para o online, em função da transformação digital – estão experimentando diversas dificuldades, pois, em muitos casos, ambos segmentos (de uma mesma loja) –  ambiente físico e o e-commerce – ainda atuam em formatos separados e com equipes distintas, metas e visões diferentes.

Empresas de diferentes portes aderem, cada vez mais, à implantação de Plataformas Omnichannel para se adequarem à nova realidade do mercado. A proposta é gerar convergência dos negócios e o uso estratégico das informações e dos canais de comunicação e de relacionamento com o consumidor para antecipar seus desejos, oferecendo um atendimento diferenciado e ofertas personalizadas.

Por meio da plataforma OMNI, é possível integrar, centralizar, definir padrões e analisar, mediante uma visão 360º, o perfil do consumidor, bem como identificar o melhor momento de compra, o tipo de comunicação mais eficiente e mídias ideais para cada grupo de clientes, otimizando os resultados das campanhas de marketing, transformando-as em fechamento de vendas.

Outro ponto importante ao fazer uso dessa ferramenta, transpondo-o em oportunidades, consiste em acompanhar todo o processo de entrega do produto para proporcionar uma boa experiência ao cliente, garantindo uma excelente avaliação, fidelização e recomendação. Para isso, é fundamental criar um relacionamento assertivo com o seu público-alvo, em que o processo transcorra de forma fluída.

Se a sua empresa não promover uma boa experiência e um bom relacionamento com o seu consumidor, tanto a sua atuação na Black Friday ou em todas as outras ações em datas comerciais do ano, podem ocasionar em um efeito oposto ao desejado e a sua chance de provocar uma recompra diminui, comprometendo a imagem da empresa.

Sendo assim, é fundamental questionar se você está preparado para atender pelos mais variados canais, se a sua comunicação está alinhada, se a sua política de venda/troca/devolução é clara. Pois o cliente enxerga e deseja um diálogo único com as empresas, e o que difere uma boa (empresa) de uma ruim muitas vezes é a forma como ela lida com eventuais problemas. Afinal, o mercado nunca para. Não vai ser o seu negócio que vai parar, não é mesmo?

Entre em contato com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.