A sua empresa está direcionando recursos e foco para aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução digital? Preparar as estruturas internas do negócio e acessar a API Economy, uma nova economia, baseada na conexão de aplicações, pode fazer toda a diferença num futuro cheio de incertezas e num mercado volátil como o atual.

As empresas da América Latina devem investir US$ 57 bilhões até 2020 em transformação digital, segundo a International Data Corporation (IDC). Isso representa, segundo a instituição, 40% das despesas com tecnologia da informação, indicando que este é um movimento que veio para ficar e já se consolida no mercado.

O desafio de transformar os negócios por meio da inovação tecnológica ultrapassa o escopo de atução das áreas de TI. A disruptura deve ocorrer desde o CEO, passando por todos os C-Levels e executivos, chegando até a base das empresas.

Isso significa transformar a cultura organizacional, mudar o modelo de gestão e dos fluxos internos, rever os perfis profissionais a serem contratados, adequar toda a estrutura de TI e repensar o modelo de relacionamento com o consumidor, desde a prospecção até o pós-venda.

Milhares de inciativas simples e seguras já estão disponíveis para serem incorporadas pelas empresas. O desafio é mudar o mind set de toda a organização e preparar suas estruturas para o mundo cada vez mais conectado e o consumidor 4.0, que não aceita nada menos do que um atendimento customizado, com a melhor oferta de produto ou serviço para o seu perfil.

Neste cenário, o Big Data é uma fonte inesgotável de oportunidades para a empresa. Basta saber fazer uso estratégico dos dados digitais e encontrar o melhor modelo para aplicar essas informações no negócio. As áreas de Marketing estão implementando cada vez mais ações com base nos cadastros dos consumidores. O data driven marketing (marketing orientado a dados) permite o monitoramento dos hábitos de consumo, possibilitando a implementação de uma infinidade de iniciativas para aumentar o conhecimento de marca e as vendas, entre eles a integração das experiências em ambientes físicos e digitais, com informações, ações e abordagens customizadas e muito mais assertivas. Isso otimiza o uso de recursos e aumenta substancialmente a chance de fechar negócios!

Para o Marketing ter dados consistentes e relevantes do consumidor, um grande trabalho de data mining (mineração de dados) é feito anteriormente. São sistemas de coleta e organização de dados corporativos, que agregam à base de dados de clientes e prospects de uma empresa milhares de informações disponíveis nos meios digitais. Atualmente, plataformas permitem a padronização deste conteúdo, viabilizando seu uso de maneira inteligente e estratégica.

É bem verdade que as opções são inúmeras e empresas de diferentes portes e setores ainda não sabem quando e nem por onde começar. Enquanto isso, outras já se beneficiam por terem acreditado na transformação digital como forma de garantir a perenidade dos negócios num cenário muito desafiador, não somente pelas oscilações do mercado, mas também pela mudança na forma como o consumidor se relaciona com as marcas e na mudança dos hábitos de consumo.

A Application Programming Interface (API), que integra sistemas com segurança dos dados e permite fácil intercâmbio entre informações com diferentes linguagens de programação, é a aposta de muitos negócios para rapidamente atenderem ou superarem às expectativas do novo consumidor, mais conectado, mais informado e mais exigente.
Trata-se da API Economy, uma nova economia baseada na conexão de aplicações, na interface entre softwares e aplicativos. Invisíveis ao consumidor, as interfaces de programação de aplicação podem estar nos mais variados tipos de negócio, em empresas de diversos nichos de mercado ou tamanho.

As APIs permitem a conexão de diferentes banco de dados, fazem com que as funcionalidades de um aplicativo sejam utilizadas em outros ou conectadas aos sistemas internos de uma empresa. Neste meio, abrem-se novas possibilidades de melhorar a experiência do cliente, podem ser criadas novas formas de vendas, ou até mesmo novos produtos ou serviços.

E a sua empresa? Está direcionando recursos e foco para aproveitar as oportunidades trazidas pela revolução digital? Preparar as estruturas internas do negócio e acessar a API Economy pode fazer toda a diferença num futuro cheio de incertezas e num mercado volátil como o nosso.

Entre em contato com nossos consultores: contato@ciatecnicaconsulting.com.